sábado, 4 de junho de 2011

Projeto de Extensão - Cidadania por meio da Atividade Física

     O esporte sempre foi um ferramenta social de enorme valor. Nós educadores sabemos que apenas uma parcela do que falamos e mostramos é retido, mas aquilo que se aprende por meio de experiências e atividades lúdicas apresenta o maior índice de eficiência em termos de aprendizado. A educação pelo exemplo é um método reconhecidamente poderoso para o aprendizado. "Criança vê, criança faz". É comprovado que a criança que pratica atividade física de maneira regular apresenta maior rendimento escolar, auto-estima elevada e maior integração social. 
     Por acreditarmos nestes princípios e por amarmos o esporte, seja ele qual for, nosso principais objetivos com este projeto são: 1) Mostrar a ação eficaz do esporte como elemento educacional de transformação social, estimulando uma abordagem multidisciplinar, 2) promover a prática esportiva por meio de técnicas que estimulem os desenvolvimentos motor e socioafetivo das crianças, 3) despertar os jovens para a cidadania, 4) Contribuir para valores como auto-estima, companheirismo e convívio social.
     Este projeto visa mostrar a ação eficaz do esporte como elemento educacional de transformação social e, por meio da prática esportiva, estimular o desenvolvimento motor e socioafetivo das crianças na faixa etária entre 7 a 12 anos do Distrito de Rubião Junior, em Botucatu, SP. São realizadas diferentes atividades esportivas com as crianças, uma vez por mês, aos sábados, utilizando as instalações do Campus da UNESP de Rubião Junior.
     O vídeo abaixo foi feito durante as atividades do mês de abril de 2011 e mostra um pouco a felicidade que é, para nós e para as crianças, estarmos juntos durante estas poucas horas.
Vídeo das atividades desenvolvidas em Abril de 2011

     O projeto tem o apoio da Proex-Unesp (Pro-reitoria de Extensão da Unesp), de algumas  empresas privadas e dos integrantes da equipe de coordenação, que é composto por alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes das três unidades do Campus Rubião Júnior da Unesp (Faculdade de Medicina, Instituto de Biociências e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia), além da administração geral do campus, incluindo a equipe da Biblioteca e o educador físico Leonel.
     As crianças, moradoras do distrito de Rubião Jr, participam do projeto "Preservando o Futuro", um espaço onde as crianças desenvolvem atividades paralelas ao ensino regular durante a semana. Desta forma elas se mantém ocupadas em período integral. Aproveitamos para fazer um agradecimento especial à Academia Vidativa Espaço Personal e ao Centro Médico Oftalmológico Noé de Marchi, pela doação das 20 flautas para o projeto.  Não se trata de uma atividade física, mas também é uma proposta que faz parte do projeto de inclusão social.


 Sede do projeto onde as crianças permanecem durante a semana.

"Do limão quero um gomo,
Da laranja um pedaço,
Da professora mais bonita, 
Quero um beijo e um abraço" 

Bilhetinho recebido durante um dos finais de semana de atividade. "Não tem preço"

     Só ficou faltando o "N" da laranja e, como professora, tive a obrigação de corrigir, mas foi um errinho perdoável, rs.

Um "tentativa" de capoeira. Os meninos acharam um atabaque no maio do depósito de bolas e outros equipamentos e agora vamos ter de encontrar um professor de capoeira...

     Estamos abertos a novos voluntários. Não é necessário experiência, apenas boa vontade e paciência para lidar com essa molecadinha, rs. Quem quiser colaborar ou participar, entre em contato conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário